Hoje dia 19 de Abril , é mais que justo reconhecer que esses povos habitavam o nosso País antes da colonização européia e, portanto, possuem uma conexão ancestral e profunda com a terra. É dia contribuir para a visibilidade e valorização da grande diversidade de etnias e culturas que existem no Brasil, reconhecendo cada povo como único e com sua própria identidade.
A relação dos povos indígenas do Brasil e o cuidado pessoal através da natureza é profunda e essencial para sua saúde física, mental, espiritual e cultural. Sua visão holística de saúde, seu conhecimento ancestral da biodiversidade, suas práticas tradicionais de tratamentos naturais e a valorização da cultura e identidade demonstram a importância da natureza para o bem-estar dos povos indígenas e inspiram a todos nós a buscar uma relação mais harmônica e sustentável com o meio ambiente.
A Aromaterapia, os chás, os banhos ,as compressas e unguentos fazem parte desse conhecimento ancestral . Podemos citar árvores como a copaíba (Copaifera spp.) que é uma árvore nativa da Floresta Amazônica e de outras regiões da Mata Atlântica, e está presente em diversas áreas habitadas por povos indígenas. Essa árvore é um símbolo importante da conexão dos indígenas com a natureza e com seus ancestrais.
A presença da copaíba contribui para a preservação da cultura e da identidade desses povos. Além de gerar renda através da venda de seus produtos derivados, como óleo de copaíba, madeira e artesanato. A comercialização desses produtos contribui para a autonomia econômica das comunidades e para a valorização de sua cultura.
O Óleo Essencial de Copaíba é extraído da resina da árvore, é um recurso tradicional utilizado para tratar diversos problemas de saúde, como dores musculares e articulares, infecções, problemas respiratórios e problemas de pele. A resina da árvore é queimada como incenso para purificar o ambiente e atrair boas energias, e as folhas são utilizadas em banhos medicinais e defumações.
O Brasil é um país rico em biodiversidade, com uma grande variedade de árvores nativas que fornecem óleos essenciais com propriedades curativas e aromáticas, como Pau-rosa , Alecrim, Andiroba, Eucalipto, Laranja e muitas outras.
Podemos dizer que a farmacopéia natural das plantas e árvores oferecem uma gama imensa de compostos bioativos com potencial terapêutico, ainda em grande parte inexplorados pela ciência moderna, porém conhecidas pelos povos originários há séculos e passadas de geração para geração, como o uso das plantas para chás com propriedades benéficas inúmeras como expectorantes, anti-inflamatórias, para alívio de diversas queixas. Entre os chás mais conhecidos temos de Chá de Gengibre, Chá de Limão, Chá de Hortelã ,Chá de Laranja , Chá de Maracujá e Chá de Camomila.
Ao observar a profunda conexão dos indígenas com a terra, somos impelidos a questionar nosso próprio ritmo frenético de vida. Será que, em nossa busca incessante por progresso e desenvolvimento, estamos nos distanciando daquilo que realmente importa? Os Povos Originários do Brasil nos ensinam que a verdadeira riqueza reside na simplicidade, na harmonia com o meio ambiente e no respeito à sabedoria ancestral.
Fica aqui nosso convite à reconexão, Vverd naturalmente com você !